Copa Sul-Americana
Acho que nem os jogadores do Grêmio esperavam um jogo tão difícil contra o modesto Barcelona.
O time equatoriano que o máximo que já conquistou foi dois vice da Copa Libertadores, se mostrou um time bem organizado em campo, e com jogadores de qualidade inclusive o argentino camisa 10, pensador do time, jogador de criatividade que incomodou bastante o time do Grêmio.
O tricolor demorou um pouco para se encontrar na nova formação colocada por Luxa, um 3-5-2 liberando mais o Tony para atacar enquanto Pico ficava na contenção, começou dando certo, pela direita Tony conseguia boa tabelas hora com Kleber hora com Marcelo Moreno, mas quem assustou no primeiro tempo foi o Barcelona em um erro do zagueiro do Grêmio o atacante do time equatoriano saiu na cara de Marcelo Grohe, esse que fez uma belíssima defesa, fechando o ângulo do jogador do Barcelona, Marcelo Grohe ainda foi responsável por mais defesas importantíssimas durante o jogo, na minha humilde opinião foi o melhor jogador do Grêmio em campo. Aproveitando que estou falando no Marcelo Grohe, gostaria que os críticos do garoto falassem agora que ele não é goleiro para o time do Grêmio, será que os críticos do nosso camisa 1, vão se pronunciar hoje? Ou só se manifestaram quando ele não fizer uma partida ruim?
O time do Grêmio criava pouco, deu um chute de fora com Kleber, mas sem grande perigo, o time equatoriano pressionava mais, até que em uma cobrança de falta Elano achou Werley livre para cabecear e mandar a bola para o fundo das redes abrindo o placar para o tricolor gaucho.
No segundo tempo o jogo continuou no mesmo ritmo do primeiro tempo, até que em uma disputa de bola Tony que vinha fazendo uma boa partida tomou o segundo amarelo e foi expulso deixando o Grêmio com um jogador a menos. O time equatoriano se aproveitando do fato de ter um jogador a mais começou a atacar mais o tricolor, mas os jogadores jogaram com raça e vontades e mesmo em desvantagem conseguiram segurar a vitória até o fim.
Analisando que o time do Grêmio jogou boa parte do segundo tempo com um jogador a menos, e mesmo não tendo feito uma boa partida conseguiu um belíssimo resultado diante de um time que de bobo não tem nada, é bem organizado tem jogadores que sabem jogar com a bola no pé, e o jogo de volta no Olímpico deverá ser mais um jogo difícil contra a equipe equatoriana.
Campeonato Brasileiro
Na noite de quarta feira enquanto o Grêmio enfrentava o Barcelona do Equador, Flamengo derrotava o Atlético-MG no Engenhão, resultado esse que é muito favorável ao Grêmio, pois o Galo não abre vantagem sobre o Tricolor gaucho e com uma vitoria do grêmio e derrota do Galo podemos assumir a vice liderança e colar no Fluminense, que por sua vez tem um clássico diante do Flamengo, embalado por duas vitórias.